Como poupar dinheiro na sua factura de electricidade este Verão?

Estamos cada vez mais conscientes da importância de optimizar o nosso consumo de electricidade. Seja por razões de sustentabilidade ambiental, seja porque pretendemos reduzir o valor da nossa factura de electricidade ou por ambas as razões, nunca se falou tanto em encontrar medidas que nos permitam poupar e reduzir o nosso consumo.

Os meses de Verão são normalmente os meses em que as contas de electricidade disparam, principalmente devido à utilização de aparelhos de ar condicionado. Todos nós repetimos certos hábitos que, em vez de responderem a uma realidade necessária, podem ser um hábito, um acto inconsciente que pode não nos fazer bem. Pequenas mudanças nos nossos hábitos, como habituarmo-nos a apagar as luzes da sala quando saímos, a utilizar lâmpadas economizadoras ou a mudar os electrodomésticos antigos que consomem muita energia, podem poupar uma quantia significativa de dinheiro que, repetida ao longo do tempo, mês após mês, pode ser significativa.

A realização de medidas de poupança de custos também lhe trará satisfação pessoal porque, quando o fazemos, sentimos que podemos actuar quando as situações surgem e revertê-las na medida do possível.

UTILIZAÇÃO CONTROLADA DO AR CONDICIONADO

As últimas estatísticas mostram que, nos lares espanhóis, o maior gasto de energia é com o ar condicionado. Tanto o ar condicionado como o aquecimento representam 50% das despesas totais, sendo superiores às despesas com água quente e com o resto dos electrodomésticos. Ultrapassar um mês de utilização de qualquer um deles pode trazer-nos uma grande decepção quando chegar a próxima factura. Nos dias mais quentes de Verão, pode proteger a sua casa ou casa de férias do calor, baixando as persianas durante o dia, para que a temperatura interior não seja tão elevada e não precise de utilizar o ar condicionado durante tanto tempo para depois o baixar.

Outra medida em relação ao ar condicionado é tentar concentrar o ar na divisão que está a utilizar, fechando as portas das outras divisões. Lembre-se que, apesar do calor, é saudável não exagerar com temperaturas muito baixas dentro de casa para evitar um choque demasiado grande quando saímos para o exterior. Podemos ajustar a temperatura para que não seja demasiado fria, uma gama de 23-25 graus é suficiente para manter um ambiente fresco e isso também significa que não consumimos tanta energia.

Desligar as luzes quando saímos do quarto e utilizar lâmpadas economizadoras de energia quando estamos perto da hora de dormir não só reduz o nosso consumo de energia, como também nos ajuda a preparar o nosso corpo para adormecer mais cedo, uma vez que a luz afecta directamente a hormona que inibe o sono.

O que terá uma grande influência na manutenção da temperatura gerada pelo ar condicionado é a qualidade do isolamento da casa. Tanto as janelas como as portas, se mal vedadas, podem permitir a entrada de ar quente e a saída de ar frio. Por vezes, isto pode ser resolvido com algo tão simples como selar as juntas com silicone. Se a instalação for muito antiga, podemos avaliar se é conveniente mudá-las.

Para as noites de Verão, uma boa ventoinha é sempre uma boa opção. Pode ser colocada em locais estratégicos da casa para manter o ar a circular. Além disso, a sua utilização é muito menos invasiva do que o ar condicionado, que não é aconselhável manter ligado durante muitas horas seguidas.

Pequenas mudanças, como desligar os nossos aparelhos electrónicos da tomada quando não os estamos a utilizar ou desligá-los quando estão em modo de espera, são também gestos que nos ajudam a poupar. Optar por lâmpadas LED permite poupar na factura, com a vantagem adicional de não emitirem tanto calor como as outras lâmpadas, o que, nos meses de Verão, é muito apreciado.

Quizás te pueda interesar:

Comentarios

Cuidamos de tu luz

Analizamos tu consumo de energía y te ofrecerán soluciones personalizadas para reducir el consumo de energía en tu hogar o negocio.

Abrir chat
1
¿Necesitas ayuda?
Hola 👋
¿En qué podemos ayudarte?